Sonda uretral: quais são os tipos?
As sondas são bastante utilizadas no ambiente hospitalar, elas são instrumentos médicos indicados para introduzir ou retirar líquidos do corpo. Sendo um material utilizado nos mais diversos tipos de tratamentos e diagnósticos.
É possível encontrar vários modelos de soldas que podem ser utilizados em diferentes partes do corpo, afinal, cada uma apresenta uma função distinta. Basicamente, as sondas são caracterizadas como um tipo de tubo plástico, silicone ou de látex, que pode ser flexível ou mais rígido. As sondas são introduzidas em um orifício no corpo e servem para realizar administração de medicamentos e alimentos ou para alguns diagnósticos, entre outras funções.
Uma sonda comum é a sonda uretral. Quer conhecer mais sobre quais são os tipos de sonda uretral? Acompanhe este artigo!
Sonda uretral de Foley
É um tipo de sonda que geralmente é inserido na uretra para drenar a bexiga. Ele tem um balão em um extremo que é enchido com ar quando a sonda está no lugar. Isso impede que a sonda seja removida.
Ela permite que a bexiga seja esvaziada, possuindo 2 vias que conectam a um tubo flexível com a bolsa coletora, onde ficará o líquido. Bastante indicada para tratamento de distúrbios urinários ou para pacientes que precisam de controle rigoroso de diurese.
Sonda uretral de coude
É um tipo de sonda que tem um cotovelo em um extremo. Ele é usado para drenar a bexiga e para permitir que os médicos insiram um instrumento na uretra para examiná-la. É bastante indicada para condições onde os nervos que controlam a bexiga são afetados, como esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (AVC) ou lesão medular.
Ela pode ser utilizada como uma opção permanente em doenças crônicas debilitantes ou terminais com perda de mobilidade. Assim como para pacientes que passaram pela cirurgia de próstata, por exemplo.
Sonda uretral de drenagem
É um tipo de sonda que é usada para drenar a bexiga. Ele não tem balão e, portanto, pode ser removido facilmente. Ou seja, é indicada para alguns casos específicos, onde o paciente poderá voltar com a condição normal da bexiga em alguns dias.
Basicamente, é uma sonda responsável por fazer a drenagem de líquidos que podem ser prejudiciais ao paciente.
Sonda uretral de cateterismo
É um tipo de sonda que é inserido na uretra para permitir que os médicos façam um exame de cateterismo da bexiga. Ele tem um balão em um extremo e um tubo que leva a um saco de drenagem na outra extremidade.
Bastante utilizada para injetar substâncias que são ideais para o tratamento de cistite.
Sonda uretral de alívio
A sonda uretral de alívio é indicada para o esvaziamento imediato da bexiga sem a permanência da sonda, sendo retirada após o alívio da bexiga. Pode ser uma sonda uretral 12 ou sonda uretral 4, que são tamanhos diferentes e que deverá ser utilizada de acordo com cada caso.
É recomendada para alívio imediato em pacientes com paralisia ou outra doença no sistema urinário.
No site da Magazine Médica você encontra diversos modelos de sonda uretral disponíveis.