Saiba mais sobre os tamanhos dos bisturis
Os bisturis são ferramentas de corte utilizadas na medicina e cirurgia. Existem diferentes tipos e tamanhos de bisturis, que são usados para diferentes procedimentos. Os mais comuns são os bisturis nº 10, nº 11, nº 12 e nº 15, que correspondem ao tamanho da lâmina bisturi.
Este é um dos equipamentos mais essenciais para a medicina cirúrgica, somente com ele é possível fazer o corte nas camadas necessárias da pele de forma adequada. Logicamente eles devem ser esterilizados e ter o selo das instituições que comprovem a qualidade da ferramenta.
Se você está procurando conhecer um pouco mais sobre o bisturi cirúrgico, separamos algumas informações bem importantes neste artigo. Confira!
O que é um bisturi?
Um bisturi é um instrumento usado para realizar procedimentos cirúrgicos, como incisões, suturas, remoção de tecidos e procedimentos cosméticos. Geralmente é feito de metal resistente, como aço inoxidável, e tem uma lâmina fina e afiada. É usado em conjunto com outros instrumentos cirúrgicos para realizar procedimentos mais complexos.
O bisturi adequado a ser escolhido depende da aplicação específica e do procedimento cirúrgico a ser realizado. Deve-se considerar a forma, o tamanho e o material do bisturi. Por exemplo, se a cirurgia for para remoção de pequenos tecidos, um bisturi de lâmina fina e ponta romba é ideal. Se a cirurgia for para remover tecidos mais espessos e mais tecidos, um bisturi de lâmina mais grossa e ponta reta seria a escolha ideal.
Além disso, os bisturis de aço inoxidável são mais resistentes à corrosão e oferecem maior durabilidade. Alguns bisturis também são fabricados com materiais especiais, como aço cirúrgico, que podem oferecer maior resistência à corrosão e à oxidação.
Quais são os tamanhos de bisturi cirúrgico?
Os tamanhos de bisturi cirúrgico pode sofrer pequenas alterações de acordo com a marca e modelo, mas os mais comuns são os seguintes:
Tamanho nº 10
O tamanho nº 10 é o menor e mais fino dos bisturis. É usado para cortes mais delicados e superficiais, como a remoção de pequenas cicatrizes ou a realização de suturas mais finas.
Tamanho nº 11
O tamanho nº 11 é um pouco maior, mas ainda é usado para procedimentos mais delicados. É usado para suturas mais profundas e para realizar pequenas incisões.
Tamanho nº 12
O tamanho nº 12 é ainda maior e é usado para realizar procedimentos mais invasivos, como remoção de tecido danificado ou cirurgias de pequeno porte.
Tamanho nº 15
O tamanho nº 15 é o maior dos bisturis. É usado para cirurgias mais invasivas, como a remoção de tumor ou a realização de cirurgias cardíacas.
A lâmina bisturi maior como nº 20, 21, 2, 23, 24 e 25 são bastante usadas em incisões maiores.
Tipos de bisturi
- Bisturi elétrico: esse tipo de bisturi é o mais avançado e versátil de todos. Ele usa uma corrente elétrica para fazer incisões precisas. Ele é projetado para minimizar o sangramento e oferecer maior precisão do que os bisturis manuais.
- Bisturi descartável: este tipo de bisturi é projetado para uso único. É feito de materiais fortes e não requer esterilização, tornando-o especialmente útil para procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.
- Bisturi de Lâmina Fixa: um bisturi de lâmina fixa é um instrumento cirúrgico composto por um cabo e uma lâmina afiada. A lâmina permanece travada no lugar, permitindo ao cirurgião mais controle sobre o corte.
- Bisturi de Lâmina Móvel: este tipo de bisturi é equipado com uma lâmina que pode ser movida de um lado para o outro. Isso permite que o cirurgião faça incisões curvas com maior precisão. Também é mais fácil de manusear do que os bisturis de lâmina fixa.
Acesse o site da Magazine Médica e conheça um leque enorme de artigos e itens hospitalares e laboratoriais.