O que é e para que serve o cetoprofeno?
O cetoprofeno é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE), usado para tratar dor e inflamação. É usado principalmente para tratar dor e inflamação associadas à artrite reumatoide, gota, tendinite, bursite e lesões musculares. Pode ser tomado por via oral ou administrado por injeção. O cetoprofeno também pode ser usado para aliviar a dor leve a moderada e reduzir a febre.
Existem diversos laboratórios que produzem tal medicamento, inclusive existe a versão genérica do mesmo. Porém, para ter acesso ao uso é necessário ter uma prescrição médica.
Quer conhecer um pouco mais sobre o cetoprofeno? Separamos algumas informações bem relevantes neste artigo. Confira!
Afinal, o que é o cetoprofeno?
Cetoprofeno é um medicamento que pertence à classe de anti-inflamatórios, ou seja, ele possui um efeito analgésico, agindo diretamente na dor que é causada durante o processo de inflamação. Mas, ele também é um medicamento antitérmico, que serve para controlar a febre.
É possível encontrar cetoprofeno em diversas formas, como em comprimido, gel, injetável, xarope, entre outros. O correto para cada caso deve ser recomendado por um médico, que irá avaliar o quadro de determinado indivíduo e encontrar a melhor forma e período de uso.
Para que serve?
Como citamos, o cetoprofeno pode ser indicado para diversas inflamações e para o controle da febre. Inflamações no ouvido, de nariz e de garganta, como as famosas sinusites, faringites, otites e amigdalite são alguns dos casos que podem fazer o uso do medicamento. Por vezes, em alguns quadros gripais ele também pode ser recomendado.
Outra inflamação em que o medicamento pode ser bastante útil é na inflamação dentária, que normalmente o uso é indicado por dentistas. O cetoprofeno pode diminuir significativamente a dor de dente, especialmente após uma extração.
Pode ser usado por crianças?
É um medicamento bastante indicado para o uso pediatra, principalmente na forma de xarope. Crianças maiores de 6 meses de idade já podem fazer o uso de forma segura. Mas, lembre-se que outros medicamentos não devem ser ministrados em conjunto, principalmente sem a orientação de um profissional de saúde.
Para grávidas e lactantes ainda faltam alguns estudos para que o uso seja feito de forma segura. Portanto, não é indicado que grávidas e mulheres que estão em fase de amamentação façam o uso de cetoprofeno. O ideal é sempre seguir à risca o que o médico pediatra orienta.
Há reações durante o uso?
Como todo medicamento, o cetoprofeno também pode apresentar alguns graus de reações. Porém, não são graves e é um medicamento que apresenta alta eficiência e segurança. De qualquer forma, se a pessoa já tem algum quadro de doença ou sensibilidade gastrointestinal, o mesmo pode apresentar azia, gastrite e esofagite, isso se apresenta em apenas 11% dos pacientes que fazem o tratamento.
Riscos maiores são bem baixos, como a apresentação de riscos cardiovasculares, que apenas 1% dos indivíduos podem desenvolver.
Frisamos que todo medicamento deve ser ministrado somente com a orientação de um profissional médico.
Acesse nossa loja de artigos hospitalares online, o site da Magazine Médica, e conheça todos os itens disponíveis. Uma loja produtos hospitalares pronta para suas necessidades!