DUVIDAS SOBRE MÁSCARAS?
Estamos em um período em que as máscaras estão se tornando essenciais para nosso dia a dia: As máscaras seguem a regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de proteção para não contaminação e expansão do COVID-19 e assim como o álcool 70°, deve ser um item indispensável.
Entrando em cena, tanto para a população quanto para profissionais da saúde, deixam muitas dúvidas e visando isto, viemos esclarecer algumas delas. Você já deve ter se perguntado:
♦ Qual a diferença entre máscaras triplas e duplas?
É simples, as máscaras triplas possuem três camadas protetoras do tecido de acordo com a fábrica em que é produzida, já as máscaras duplas possuem somente duas camadas protetoras.
♦ Quais são as orientações da Anvisa no Brasil e indicações de máscaras?
– Máscaras tradicionais cirúrgicas de proteção contra gotículas e aerossol;
– Máscaras N95;
– Máscaras N99;
– Máscaras R95;
– Máscaras PFF2.
– Máscaras de tecido para aqueles que não trabalham na área da saúde.
No dia 21 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou os profissionais da saúde a utilizarem máscaras N95 ou equivalentes por um período maior que o indicado pelos fabricantes, desde que o objeto esteja em bom estado, limpo e seco.
Lembramos que as máscaras N95 e a PFF2 são iguais, possuem filtragem de eficácia equivalente.
A diferença de nomes acontece porque no Brasil é chamado de máscaras PFF2 e nos Estados unidos é N95, porque também referem-se a uma classificação, para aerossóis, adotada pelo país.
♦ E referente as máscaras com filtros?
As máscaras que filtram o ar (Descartáveis ou reutilizáveis) são feitas de fibra de celulose com um elemento filtrante e uma válvula expiratória, quanto de material sintético, à qual é acoplado um filtro. São recomentadas a serem usadas em hospitais, para contato com pacientes com doenças altamente infecciosas, e são usadas acompanhada de outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como protetor ocular, luvas, aventais e macacões descartáveis.
♦ O que significam as siglas das máscaras: N95, PFF1, PFF2 e PFF3?
Elas indicam o nível de proteção e eficiência do seu filtro respiratório em reter contaminantes presentes no ar, na forma de gotículas e aerossóis.
Proteja-se!
Gostaríamos de ressaltar que:
• Utilizar as máscaras quando houver distância inferior a 1 metro do paciente;
• A máscara deve ser resistentes à penetração de fluidos;
• Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara;
• Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higienização das mãos;
• Substitua a máscara por uma nova assim que tornar-se úmida;
• Não reutilize máscaras descartáveis;
Sabemos que estamos passado por uma fase difícil no cenário Brasileiro, pensando nisto, compramos novos lotes de máscaras em fábrica nacional. Juntos venceremos esta batalha!
Gostou? Esperamos ter lhe auxiliado na hora de sua compra! Agora que suas dúvidas foram tiradas entre em nosso site e corra para aba “Proteja-se!”, temos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e produtos especialmente para o combate do COVID-19.
Acesse o link: https://magazinemedica.com.br/categorias/descartaveis/mascaras-respiratorias/