Diferenças de agulhas descartáveis

Diferenças de agulhas descartáveis

A agulha é um dispositivo médico que tem a função de penetrar na pele de maneira controlada, sendo que é um acessório indispensável para a realização de procedimentos médicos. Existem diversos tipos de agulhas descartáveis, cada uma com uma função específica. 

É essencial que o profissional da saúde conheça cada tipo de agulha, seringa e outros equipamentos necessários para injetar medicamentos ou até mesmo para coletar sangue.. 

Sendo assim, separamos algumas informações bem importantes sobre agulhas descartáveisl. Confira!

Conheça os tipos de agulhas descartáveis

Para escolher o melhor tipo de agulha descartável é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos disponíveis, assim como a via de administração, o local e o volume de medicação, além das condições de pele, questões que podem interferir na escolha do dispositivo. 

Agulha para sutura

É utilizada na realização de suturas de pele e tecidos, é feita de aço inoxidável, sendo que existem diversos modelos, como a agulha para sutura simples, a agulha para sutura cruzada, para sutura de tecidos grosseiros, para sutura de tecidos finos, para sutura de tendões e a agulha para sutura de ossos. 

Agulha para injeção

É uma das agulhas mais utilizadas, é utilizada na aplicação de injeções, tem a ponta afiada, sendo que existem diversos modelos, como a agulha para injeção subcutânea, para injeção intramuscular, para injeção intravenosa e a agulha para injeção intradérmica. 

Agulha para biópsia

É utilizada para a retirada de amostras de tecidos, sendo que existem a agulha para biópsia de mama, para biópsia de fígado e a agulha para biópsia de próstata. 

Agulha para punção lombar

É utilizada na coleta de amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR), é um procedimento médico bastante doloroso, sendo que a agulha para punção lombar é feita de aço inoxidável, possui a ponta afiada e é inserida na coluna vertebral, através da região lombar. 

Agulha para cateterismo

É utilizada para a colocação de cateteres, sendo que existem diversos modelos, como a agulha para cateterismo arterial, para cateterismo venoso, cateterismo urinário e a agulha para cateterismo cardiovascular. 

Agulha para anestesia

É utilizada para a aplicação de anestesia, existem diversos modelos, como a agulha para anestesia local, para anestesia geral e a agulha para anestesia epidural.

Existem ainda a agulha hipodérmica que é desenvolvida para a aplicação de soluções em diferentes vias injetáveis de administração; a agulha aspiração que é utilizada para irrigações em geral (cirurgias, procedimentos endodônticos, entre outros); e a agulha peridural que é utilizada, principalmente, para a aplicação de analgésico no espaço espinhal.

Verifique a cor da agulha

As agulhas são separadas por cores e calibres, a cor está na parte plástica que liga a agulha na seringa. 

  • A roxa

Utilizada para aspiração de soluções quando em pequenas quantidades, muito utilizada para a coleta de sangue em veias finas;

  • A rosa

Bastante indicada para a aspiração de soluções em grande quantidade.

  • A amarela

Utilizada em local subcutâneo e pediátrico. Uso em medicamentos de forma aquosa ou oleosa;

  • A marrom

Usadas para aplicação rente à pele, entre a derme e a epiderme. 

  • Verde água

Podem ser utilizadas em diversas aplicações, como injeção de medicamentos e soluções em várias vias.

  • Azul 

Muito utilizada para a coleta de sangue, assim como para a administração de medicação de forma subcutânea e endovenosa.

  • Verde

São mais indicadas para a aplicação de soluções oleosas, geralmente são utilizadas para aplicação intramuscular.

  • Cinza escuro

Para aplicação de vacinas por vias intramusculares e endovenosas, bastante indicadas para o uso pediátrico. 

No site da Magazine Médica, você encontra diversos modelos de agulhas descartáveis disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *