5 dicas de esterilização e limpeza

5 dicas de esterilização e limpeza

Esterilização e limpeza são dois termos semelhantes, porém, tem suas diferenças e ambas são super importantes para manter a biossegurança dos locais. 

Saber como esterilizar e limpar locais de saúde, principalmente, é essencial para impedir contaminação e a proliferação de agentes danosos. Durante a limpeza é possível reduzir a carga de micro-organismo em até 80%, porém com a esterilização essa taxa aumenta para 100%. Geralmente, a esterilização é utilizada em artigos e utensílios utilizados em procedimentos mais invasivos, enquanto a limpeza é algo mais específico para ambientes e superfícies de objetos e móveis.

Se você está procurando algumas dicas de como melhorar a esterilização e a limpeza de seus ambientes, então fique de olho nessas que separamos. Confira!

Utilize os produtos adequados

Uma boa limpeza e esterilização começa com a escolha de produtos adequados para cada tipo de material e superfície. Você pode escolher um detergente multienzimático, por exemplo, para a limpeza completa de suas ferramentas. Ele é um tipo de detergente hospitalar indicado para limpar os mais diversos artigos hospitalares. 

O detergente multienzimático não produz espuma e diferentemente dos produtos tradicionais, ele não deixa marcas nos objetos, garantindo uma limpeza profunda. Para usar basta dissolver um pouco do detergente em água e manter os objetos submersos na solução.

Antes de tudo, faça uma desinfecção

A desinfecção é o passo que vem antes mesmo da limpeza, ela deve ser realizada com o agente químico adequado para cada situação, com o objetivo de retirar as sujidades mais superficiais, algo que antecede à lavagem dos materiais. 

Geralmente, ela pode ser feita com o processo de submersão dos materiais, de acordo com o tempo determinado pelo fabricante do produto utilizado. Como citamos acima, o detergente multienzimático.

Faça uma limpeza profunda

Neste caso, mais do que qualquer outro, a pressa é inimiga da perfeição. Para realizar uma boa limpeza dos materiais hospitalares é necessário ter paciência. Por isso, saiba esperar o tempo de cada produto para que comece agir nas peças e no ambiente e assim proporcione uma limpeza profunda. 

Quando for esfregar os artigos hospitalares, como tesouras e outros, nunca utilize bucha de aço. Isso pode arranhar a ferramenta e proporcionar um ambiente que favorece a proliferação de bactérias. 

Armazene os equipamentos de forma correta

Com a biossegurança não se brinca, por isso, toda atenção deve ser redobrada. Os equipamentos e as mais diversas ferramentas devem ser armazenados limpos e esterilizados. Antes de usar deve-se esterilizar novamente, quando for o caso. 

O bom armazenamento de cada ferramenta irá criar uma maior durabilidade para os materiais, assim como impede o proliferamento de agentes contaminantes e o acúmulo de sujidades. 

Fique de olho nos documentos da ANVISA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe de diversos documentos que auxiliam a fazer uma boa limpeza e esterilização dos locais hospitalares. A Agência também divulga produtos adequados e indicados para cada caso, material e local. 

As orientações podem ser seguidas para que não haja equívocas na hora da limpeza. Outra dica, é contratar uma empresa especializada, que utiliza artigos confiáveis e eficientes. 

Acesse o site da Magazine Médica e conheça inúmeros itens hospitalares e de limpeza!

https://magazinemedica.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *